quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Ergonomia - A pegada certa

Designers, projetistas, desenhistas, e vários outros “istas” de plantão.


Você que passa horas em uma mesa, com o mouse a punho, talvez se identifique com este post.

Ergonomia, esse é o assunto.

Hoje faz 8 meses que não sinto dores na mão. Que coisa bem boa!

Há anos trabalho com computação gráfica, e hoje atuo como autônoma na área de arquitetura. Já passei, e passo, muitas horas sentada, com os braços esticados e a mãozinha no mouse.

Há uns sete anos atrás iniciaram minhas primeiras sessões de fisioterapia, por lesão de esforço repetitivo, dormência na mão, dores na mão e braço. Nada agradável, porém, como diz o ditado, ócios do ofício. Eu costumava pensar assim. :/

Eu utilizava um mouse super, mega, power de sete botões, configuráveis de “N” maneiras, tudo para melhor desempenho.

A mais ou menos dois anos, o dedão começou a incomodar, eu não conseguia dobra-lo de dor que sentia, se esbarrava em alguma coisa sem querer, minha nossa! A dor era insuportável. E como sempre, fui deixando o tempo passar, até que, no início desse ano, voltei à fisioterapia, e lá se foram mais algumas sessões na mãozinha.

A fisio ajuda? Claro que ajuda, mas, como qualquer tratamento, se tu fizeres a fisio e continuar “lesionando” os membros, não há recuperação.

Bom, vamos ao que interessa...

Sempre procurei mouses mais ergonômicos, que oferecessem melhor conforto, mas, não foi tão simples. Depois de muita pesquisa, encontrei online, matérias e publicações sobre o OrthoMouse da Orthovia.
Pessoal, o OrthoMouse é um produto nacional, e o primeiro mouse ortopédico do mundo, se não for o único. Foi desenvolvido por uma equipe de especialistas, tendo como diretor científico e de projetos, Dr. Julio Segalle.

Em Janeiro, tive o prazer de conversar diretamente com ele via Skype. Ele é super acessível e atencioso. Foi de suma importância o bate-papo com ele, pois tirei várias dúvidas sobre o produto, resultando na compra. Em 5 dias recebi o pequenino.

Pois bem, o mouse é composto por componentes que possibilitam adequação a vários usuários, ele vem com três prolongadores e duas pegadas. Dependendo do tamanho da mão de cada um, pode-se alterar esses componentes e transformar o mouse em um equipamento de uso realmente pessoal, pois tu podes configurá-lo de acordo com tuas necessidades.


No vídeo abaixo, da pra ver como mão se encaixa perfeitamente.

Gostaria de deixar claro, que não estou fazendo propaganda do produto, quer dizer, de certa forma sim, mas não é esse o intuito do post.

Só gostaria de expressar o meu contentamento, pois, por mais que a dor que sentia na mão e no braço, não fosse crônica, e não me impedia de continuar trabalhando, qualidade de vida em primeiro lugar, certo?
Eu dependo de minhas mãos para o trabalho, se eu não cuidar, em longo prazo, já sei o resultado. Melhor prevenir que remediar! ;)

Acho importante compartilhar a minha experiência, pois acredito que muitos que passam por isso, não conhecem e nem ouviram falar nesse tipo de produto.

O mouse por si só não faz milagre, isso é óbvio!
Há um conjunto de fatores que devem seriamente ser considerados, como: uma cadeira confortável na altura adequada, propiciando a correta posição dos antebraços na mesa, e apoio para os pés, quando necessário. Não vamos esquecer a altura correta do monitor! OK? Resumindo, ambiente ergonômico, favorecendo-lhe uma boa postura.

Segue link do site, lá existem varias informações, depoimentos etc...
Matéria no portal Empreendedor.


That’s all folks!

Qualquer dúvida, estou a disposição.

Espero ter contribuído para seu bem estar!
Bjoks e até a próxima... ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário